Swift

Ladybug é o Foco, e Chat é Inútil?

Olá, aqui é a Nina!

Aparentemente, essas afirmações foram jogadas em Thomas Astruc, criador da série, muitas vezes, e isso piorou nas últimas semanas, então achei uma boa hora pra fazer um post com esse tema! Vou basear o meu texto nas respostas dele (Twitter) e naquelas com as quais ele concordou, pois achei que foram boas explicações, e em um post na Miraculous Wiki que irei linkar logo. 

O FUNDAMENTO DA HISTÓRIA

Se referindo à Miraculous, Thomas cria um diálogo, ironicamente:
 "-Hey, tem uma história que diz que garotas podem ser "o cavaleiro de armadura" e os garotos podem ser "a donzela em apuros", e em que garotas não precisam de ninguém para se salvar, nem mesmo um príncipe encantado!
-Tá, mas por que o garoto não salva o dia?"

Ele quer dizer simplesmente que algumas pessoas têm dificuldades em perceber que o desenho tenta reverter essa construção histórica e social de "cavaleiro e princesa", e que não há problemas com Ladybug salvando o dia, afinal, há muitos desenhos/séries/filmes/HQ's aclamados em que é sempre o garoto o salvador e a menina, a capturada (principalmente em séries de super-heróis, muito mais nas antigas, é claro), e por muito tempo não houve nenhuma crítica sobre isso, alguns não são cr



iticados até hoje.

Ladybug é aquela que possui o poder da criação e purificação dos akumas, então, é óbvio e aceitável, explicado pelo desenho, que seja ela aquela que "salva o dia". Porém, a presença do Chat também é indispensável, ao contrário do que alguns afirmam, como provarei adiante.

CHAT É INÚTIL?
Vou simplesmente traduzir o texto do usuário "NintendoSoul", desse link aqui: http://miraculousladybug.wikia.com/wiki/Thread:19701

  • Homem Bolha: Cat Noir desvia o yo-yo que estava voando na direção de Ladybug, estoura a bolha em que estavam presos, distrai o Homem Bolha enquanto Ladybug planeja como usar a chave inglesa, segura a mangueira pra desviar as bolhas.
  • Sr. Pombo: Faz uma isca, quebra a jaula em que estavam presos, sua alergia faz Ladybug perceber que Sr. Pombo planeja uma emboscada com pombos. 
  • Tormenta: Ajuda Ladybug com sua visão noturna, protege-a do granizo enquanto ela pensa, tomba o outdoor (parte importante do plano de Ladybug).
  • Temporizadora: Protege Ladybug não deixando-a ser tocada, luta com uma Temporizadora enquanto Lady luta com a outra, impede a viagem no tempo de Temporizadora.
  • Copycat: Descobre o workshop de Theo e uma maneira de Ladybug descobrir que ele é o real Chat Noir, luta um bom tempo com Copycat enquanto ela faz uma vara de pescar.
  • O Faraó: Quebra as barras no Louvre, distrai as múmias e as prende.
  • Lady Wifi: Liberta Ladybug da cozinha destruindo a antena, segura Lady Wifi por muito tempo enquanto Ladybug não chega.
 
  • Ilustrador do Mal: Destrói o grande secador na biblioteca, é parte essencial do plano de Ladybug roubar a stylus do Ilustrador na festa (plano que acaba falhando porque ela reclama de todos estarem a comparando à Chloé), liberta Marinette e e ele mesmo na caixa no barco afundando, salva Chloé de ser cortada ao meio.
  • Rogercop: Segura todos os policiais enquanto Ladybug entra na prefeitura, usa o Cataclismo para prender Rogercop no chão.
  • Cupido Negro: Protege Ladybug da flecha, destrói a aljava do Cupido.
  • Horrificador: Liberta Ladybug, prende Horrificador.
  • Lâmina Negra: Segura TODOS os cavaleiros enquanto espera por Ladybug, no telhado da prefeitura.
  • O Mímico: Ajuda Ladybug a achar o ônibus, o impede de atropelar as pessoas embaixo da Torre Eiffel, luta com o mímico por muito tempo.
  • Kung Food: Ajuda Ladybug a lutar contra Jagged Stone, destrói a bolsa de Kung Food.
  • O Gamer: Salva Marinette de ser transformada em pontos de experiência, salva vários civis que estavam perto do ônibus, controla o robô junto a Ladybug.
  • Animan: Coloca o dispositivo de rastreamento em Kim, avisa Ladybug quando Animan está avançando, prende Animan dentro do ônibus, o que indiretamente resulta em seu cansaço.
  • Antibug: Impede Desaparecida de conseguir os brincos de Ladybug, quebra a bolsa de bolinhas de gude, joga a espada de Antibug pra longe, prende Antibug com seu Cataclismo.
  • A Marionetista;. Impede Lady Wifi de conseguir os brincos de Ladybug (crucial!).
Esses são da primeira temporada, ainda tem os da segunda. Chat Noir é parte de vários planos de Ladybug e seu Cataclismo é uma habilidade muito importante. Se a dupla não dá conta na segunda temporada, imagine Ladybug sozinha! Chat valoriza muito sua Lady, e põe sua vida em risco várias vezes por ela.

CONCLUSÃO
Ladybug consegue se virar sozinha, mas ela precisa de Chat Noir, mesmo estando nas mãos dela a "recuperação do mundo", assim como ele precisa dela.

Além disso, creio que há algo sobre as miraculous Yin Yang que não foi revelado ainda, e que dará ainda mais importância a Chat. Porém, há também algumas teorias sobre ele mudando de lado no futuro, TEORIAS, nada confirmado, pessoal!
 
E aí, o que você tem a dizer sobre essa polêmica toda?

Qualquer um pode dar outra ideia de post nos cometários, e pesquisarei sobre ;)
Até!

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Olha, na minha opinião, o Cat Noir não é inútil, ele geralmente só é deixado em segundo plano e isso faz com que ele pareça ter menos importância. É verdade que a Ladybug é a única que pode capturar os akumas, mas como vc disse ele é parte crucial do plano e sem ele muitos dos akumatizados não seriam derrotados ou a Lady estaria em sérios apuros.
    Entendo e acho legal a ideia de dar bastante destaque a Ladybug salvando o dia, mas seria bom que em alguns episódios o Cat pudesse ter maior prestígio( Espero ver isso mais para a frente).

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente acho bacana querem inverter esse pensamento de donzela e cavaleiro, e claro que sempre foi deixado isso claro durante toda a história, afinal Miraculous é "girl power". Porem tem episódios onde acho que eles forçam demais, tipo no ultimo que saiu, Papa Garou, onde o Chat Noir só apanhou. Ele não precisava ter salvo a Marinette, mas acho que ele poderia pelo menos conseguir lutar de igual pra igual contra o akumatizado. A Ladybug consegue se virar sozinha, mas o Chat não? (e olha que o Adrien faz esgrima, na lógica era pra ele lutar melhor que a Marinette, mas ok né). Ele não pode purificar akumas e fazer tudo voltar ao normal, isso sempre foi e sempre será trabalho da Ladybug, mas ele pode muito bem ser forte como ela, afinal o miraculous da destruição é tão poderoso quanto da criação.
    Mas de qualquer forma, os dois se completam. Criação-destriução, sorte - azar, acho muito bacana essa ideia de Yin Yang.

    ResponderExcluir

Se tiver uma sugestão, pergunta, ideia para post, opinião, algo para dizer... Deixe um comentário! Sem palavrões, falta de educação e hate!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Xat!

Respeito acima de tudo! E a única Nina verdadeira (eu) é a que tem um bonequinho dourado junto com uma estrela, não confiem tanto em quem se diz postadora, pois pode ser qualquer um. Mas conversem à vontade (dentro dos limites) :3
Get your own Chat Box! Go Large!