Swift

Yo-yos!

Olá!

Eu sou fascinada por yo-yos, tipo, demais, então não podia deixar de fazer essa postagem! Gostaria muito que lessem, sério, pois fiz com muito carinho e dedicação <3
E também que divulgassem, para espalhar o esporte (expliquei isso melhor no final).


 É a arma de Ladybug e, tirando isso, não tem muito haver com o foco do blog. Maaaaas continua sendo algo presente na série, e aqui vou falar sobre o básico, manobras de iniciante e mostrar alguns vídeos de campeonatos hardcore Mundiais! Quero mais é apresentar esse mundo para vocês ;)

É uma brincadeira bem antiga, seus pais já devem ter usado aquele yo-yo da Coca-Cola, que ficou bem famoso nas décadas de 80-90, ou até você mesmo!

Básico:
  • Uma coisa muito boba, mas que muita gente erra, é que não se usa o yo-yo no dedo indicador, e sim no do meio!! Nunca esqueçam isso! Fiquei meio confusa quando descobri isso, mas pois é. Assim fica muito mais fácil manuseá-lo e "equilibrá-lo".
  • O yo-yo se prende com um laço no dedo, e não com aquele tipo de nó que geralmente é feito.
Imagem - Yo-Yo Fever
  • Também tem um jeito especial de colocar a corda no yo-yo, o vídeo aí em baixo explicará melhor (o vídeo também mostra o que disse acima).



Modalidades:
Tem várias modalidades, essas abaixo são as mais famosas, que fazem parte das competições oficiais:

1A (Single A - Único A, A): Uma das mais praticadas. São truques com a corda em conjunto com um único yo-yo, ideal para iniciantes. Manobras que fazem bandeiras e desenhos com a corda também fazem parte dessa modalidade.
"Trapézio" - Adam B. - Imagem do site yoyotricks.com

Esse cara aí de baixo é Igor Aboim, faz parte da Yo-yo York, empresa que faz yo-yos e campeonatos aqui no Brasil, eles inclusive têm um canal bom para iniciantes: https://www.youtube.com/user/igoraboim/videos



Vou sempre colocar como exemplo a apresentação de um ganhador no final das modalidades para entenderem melhor. E sim, em TODOS os vídeos os yo-yos ainda estão girando. Pois é...
Janos Karancz.  Esse cara é húngaro, pra vocês verem que não é só asiático que é coisa de outro mundo.
 

2A (Double A - Duplo A, AA): Nesse estilo são usados dois yo-yos, só que são manobras de loop. Essa aí de baixo é uma clássica:
Resultado de imagem para loop the loop with 2 hands yoyo
"Voltas e Voltas" com dois yo-yos - Adam B. - Imagem do site yoyotricks.com
Agora um videozinho pra ficar melhor explicado. Nível asiático, Shinji Saito.
 


3A (Triple A - Triplo A, AAA): São manobras da corda em conjunto com o yo-yo, tipo 1A. Com uma diferença: agora são dois yo-yos.
"One-and-a-Half Kink-Mount" (não sei se tem nome em PT) - Brian D. -  Imagem do site yoyotricks.com
Esse garotinho japonês aí, Hajime Miura, tinha 11 anos na época! Impressionante!!




4A (Offstring - Fora da Corda, OS): Aqui já começa a ficar diferente. O yo-yo não está preso à corda (está solto), mas a corda está presa à mão!
O ideal é fazer essas manobras com yo-yos mais especiais.
"Kink Pops" (não sei se tem nome em PT também) - Connor S. - Imagem do site yoyotricks.com
 Os concursos dessa modalidade são insanos! Esse de baixo é Phillip White.



5A (Freehand - Mão livre, Counterweight - Contrapeso, FH): A diferença aqui é que o yo-yo não está preso ao dedo, e sim a um contra peso, tipo uma bolinha pequena ou um dado. 
"Double or Nothing Release" (não sei se tem nome em PT) - Jake Elliot - Imagem do site yoyotricks.com
Jake Elliott, um dos favoritos (e melhores) da modalidade:

 
E você achando que só dava para jogar e pegar o yo-yo! 
Bom, essas são as principais das principais, pois há mais de 20 modalidades famosas, isto é, contando só as famosas.
 
Manobras Básicas:
 
Tem dois vídeos bons que achei explicando as mais simples, que geralmente estão nos concursos brasileiros, o primeiro é da Yo-yo York, e o segundo da Timeless Yoyos.


 

No site da Yo-Yo Fever também tem tudo explicado escrito com desenhos: http://www.yoyofever.com.br/manobras_cont.asp?id=1, caso prefira.

Marcas de Yo-yo do Brasil que fazem campeonatos (e sites):

Yo-yo York: https://www.facebook.com/Ioio-York-417011668405589/

Yo-yo Fever: http://www.yoyofever.com.br/

Ioiô Fênix: http://portaldoioio.com.br/

Se tiver se interessado, neste link, no site da Ioiô Fênix, tem ainda mais campeonatos no Brasil. E também tem a Timeless Yoyos que é uma boa marca, site aqui.

Para encerrar,

Campeonatos Hardcore e Gênios:

Hiroyuki Suzuki (Japão) na 1A (Truques com Corda) - Mundial - Também um dos melhores na 1A, bem conhecido, outro dos favoritos. Faz um bom tempinho que participa dos campeonatos, está aí até hoje, chegou nas finais do Mundial desse ano.

 
Shion Araya (Japão) na 1A (Manobras com Corda) - Mundial - Começou com o yo-yo pra valer em 2010. Sem comentários. Olha o que ele faz! Com sei lá, 13 anos no máximo!!!




Ky Zizan (Estados Unidos) na 1A (Manobras com Corda) - Aberto de Las Vegas - Habilidade para entrar no Top 5, no mínimo, do Mundial (diria ainda Top 3). O inventor da Modalidade/Estilo de Jogo "Double Dragon", "Dragão Duplo" (Um yo-yo, duas cordas, cada uma amarrada em uma mão). Meu jogador preferido! Detalhe: perceberam que ele usa o yo-yo como se fosse uma bola de basquete no final (e com o tema dos Harlem Globetrotters de fundo....)? Um gênio...
 
  
Shu Takada (Japão) na 2A (Manobras de Loop com 2 Yo-yos) - Mundial - Shinji Saito, que já apareceu, domina o 2A (ganhou 9 vezes o mundial, é, em primeraço). Outro ótimo também é Takuma Yamamoto. Mas, Shu Takada andou aparecendo no Top 3 da 2A, isso porque ele arrisca também na modalidade AP (Artistic Perfomance - Apresentação Artística= basicamente apresentações, danças, até teatro com yo-yos).


Hank Freeman (Estados Unidos) na 3A (Manobras com Corda com 2 Yo-yos) - Mundial - Já ganhou o Mundial três vezes e é normal achá-lo no pódio. E em uma das modalidades mais difíceis.

Ben Conde (Estados Unidos) na 4A (Fora da Corda) - Mundial - Muitos que estão nesse mundo dos yo-yos provavelmente conhecem ele, extremamente habilidoso, por mais que não tenha ficado ainda entre os Top 3 no Mundial. Pois é.




Rei Iwakura (Japão) na 4A (Fora da Corda) - Mundial - Anda quase sempre, desde 2008, pelo top 3. Ficou em primeiro no Mundial quatro vezes, inclusive esse ano.




John Wolfe (Estados Unidos) na 5A (Contrapeso) - Nacional dos EUA - Começou a aparecer em campeonatos maiores lá por 2015. Mesmo assim, chamou a atenção. Apostam que terá futuro.
  


Takeshi Matsuura (Japão) na 5A (Contrapeso) - Mundial - Muito novo, mas mesmo assim ganhou (1° lugar) 5 anos seguidos, sem contar que ganhou esse ano também, e ainda outra vez, todos no mundial. Uma coisa que o yo-yo ensina: NUNCA subestime as crianças.



Tem muitos que deveria ter colocado aqui, eu sei, foi difícil de escolher, tentei deixar bem equilibrado e levei em consideração alguns critérios.

Ao o que me referia lá no primeiro parágrafo do post: o yo-yo aqui no Brasil não tem muito espaço, o que me deixa muito triste, algumas pessoas daqui deviam rever suas prioridades e gostos... Enfim, queria que vocês espalhassem muito esse post, em especial, até para quem não gosta/conhece/assiste Miraculous, justamente para ver se alguém encontra no yo-yo um novo interesse. Quero que atinja várias pessoas. Quanto mais, melhor. Amaria vê-los tomando espaço novamente *-*

BLACK: minha jornada pra ser um mestre do ioiô - Clique para acessar o vídeo


É um mundo vasto e divertido, acho que vale muito a pena como hobby, dizendo por experiência própria. E o meu maior conselho é não desistir. Parece absurdamente clichê, mas vale muito. Quando percebi isso conseguir ganhar alguns campeonatos (minha cidade é pequena, nem se compara, nem um pouquinho, com esses campeonatos daqui). Ah, vou aproveitar e falar como são a maioria dos campeonatos daqui do Brasil:


Se sua cidade for razoavelmente grande, os prêmios serão melhores.

Vídeo de Veritasium: https://www.youtube.com/watch?v=-i0InwW0V9k

Falarão para cada um fazer as manobras básicas (aquelas 7-8 da parte "Manobras Básicas"), quem conseguir todas, passa.

Depois, quem conseguir fazer mais voltas e voltas, ganha.

Isso geralmente é nos campeonatos das marcas de yo-yos, campeonatos NÃO PROFISSIONAIS, que servem mais para difundir o esporte.

E acho que terminei! Gostaria de ouvir suas opiniões! O que acham de mais posts sobre o assunto? Quem gostou/se interessou, me ajude a espalhar esse esporte! Adoraria ^.^

Qualquer dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe aí nos comentários ;)

Até!

Poderá gostar também de:

10 comentários

Se tiver uma sugestão, pergunta, ideia para post, opinião, algo para dizer... Deixe um comentário! Sem palavrões, falta de educação e hate!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Xat!

Respeito acima de tudo! E a única Nina verdadeira (eu) é a que tem um bonequinho dourado junto com uma estrela, não confiem tanto em quem se diz postadora, pois pode ser qualquer um. Mas conversem à vontade (dentro dos limites) :3
Get your own Chat Box! Go Large!