Swift

Faça Macarons! || Um Pouco de Paris

Olá!
AVISO: Fizeram um calendário de provas sobre-humano na minha escola, então vou ter que me isolar até sexta que vem (xD).
Aproveitem os posts já prontos enquanto isso, clique aqui para uma seleção com alguns que mais gosto (não está tão atualizado).
Como a gente não tem novidade e eu não tenho tempo pra terminar uns certos posts aí, vou fazer algo mais simples e divertido. É uma série de posts em que irei comentar sobre coisas de Paris. Cultura, francês, pâtisserie (confeitaria francesa), história, pontos turísticos... 


Tem um monte de coisa legal pra passar o tempo. Esse aqui eu acho que pouca gente vai arriscar, eu mesma estou meio receosa, mas tente colocar na lista de tarefas ;)

Esse é um dos, senão O doce mais famoso da confeitaria francesa, a Pâtisserie, que reúne massas (tipo tortas, espécie de waffles/panquecas...), sobremesas e chocolate (quem se especializa nele se chama Chocolatier). Um dia vou fazer um post só sobre isso, então vou encerrar essa parte aqui! Enfim, voltando, esse doce é o macaron!

Primeiro, a receita tradicional, tirada do site http://mdemulher.abril.com.br, com alguns comentários e edições meus.

  
Para a massa de macaron
· 200 g de farinha de amêndoa (já aviso que é meio carinho, uns R$35 por 500 gramas, se você não tiver o azar de achar pelo preço dobrado; e vai precisar ir pra uma loja de confeitaria para ter certeza que vai achar)
· 200 g de açúcar de confeiteiro
· 4 claras de ovos tamanho grande
· 50 g de açúcar granulado
· 1 colher de café de corante alimentício
· 4 folhas de papel manteiga
· 2 sacos de confeitar tamanho grande
· 4 assadeiras de 30 x 45cm
· Espátula
  
Para o recheio de ganache de chocolate 
· 200 g de chocolate meio amargo picado (ou branco, ao leite, pode improvisar! Mas lembre que pode ficar doce -ou amargo- demais)
· 200 g de creme de leite

Modo de preparo da massa

1. Peneire toda a farinha de amêndoas em um recipiente, e depois faça o mesmo com o açúcar de confeiteiro. Misture os dois ingredientes. Reserve.


2. Na batedeira, em velocidade média, bata as 4 claras por 2 minutos, até que ela fique com uma consistência espumosa. Com a batedeira funcionando, adicione 1 colher de sopa de açúcar granulado e bata por 30 segundos. Repita o processo até terminar o açúcar.


3. Adicione as claras batidas com o açúcar granulado à mistura de farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro. Junte 1 colher de café de corante alimentício (se quiser dar mais cor, use colher de sobremesa). Faça movimentos circulares com a espátula, mexendo delicadamente até a massa ficar uniforme. Não mexa demais! Se a massa ficar líquida, é sinal que passou do ponto.


4. Pré aqueça o forno por 10 minutos a 180 °C. Coloque uma folha de papel manteiga em cada assadeira. Despeje a massa no saco de confeitar (Caso você não tenha, é só pegar um daqueles sacos plásticos transparentes em rolo -todo mercado tem-, colocar a massa dentro, dar um nó fechando-o completamente. Aí, só cortar uma ponta pra você conseguir controlar o formato e quantidade de massa) e faça 100 círculos (o tanto que der, não tem problema) de massa do tamanho de uma tampinha de garrafa pet (se achar muito pequeno, pode fazer maior) – deixe uma distância de um dedo entre eles. Leve a massa ao forno por 12 minutos.
Fique MUITO de olho nessa parte, é fácil fácil tostar ou secar os macarons, então tome muito cuidado!  
Espere esfriar por 10 minutos, antes de montar os macarons e acrescentar o recheio.

Para fazer o recheio
Em banho-maria, misture o chocolate meio amargo picado e o creme de leite, até que o chocolate esteja totalmente derretido, e a consistência da mistura esteja líquida. Deixe esfriar por 10 minutos. Coloque a mistura em um recipiente fechado com tampa e leve-o à geladeira. Deixe refrigerar por 24 horas.

Montagem
Coloque o tanto de recheio que quiser também. Os tamanhos dependem mais do seu gosto pessoal
Coloque o ganache de chocolate em um saco de confeitar grande e distribua-o em 50 metades (caso tenha dado 100, senão é só você contar e colocar só em metade das "bolachas"). Depois, é só cobrir com a outra metade de macarons, pressionando levemente para que o ganache se espalhe uniformemente (dependendo, ele pode quebrar fácil, cuidado!). Leve os macarons em um recipiente fechado para refrigerar na geladeira por duas horas, o que ajuda o recheio aderir à massa.


Outra opção de recheio
Recheio de baunilha
· Você vai precisar de…
· 100 g de açúcar refinado
· 2 claras de ovos
· 100 g de manteiga
· 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Modo de preparo
1. Em banho-maria, aqueça as claras de ovos junto com o açúcar refinado, mexendo delicadamente, sem parar, por 4 minutos, até derreter o açúcar. Deve formar uma pasta líquida grossa. 
 
2. Retire do fogo e leve a mistura à batedeira. Bata tudo em velocidade média por 5 minutos. Então, reduza a velocidade para a baixa e adicione, em três partes, a manteiga. O processo leva 4 minutos e a mistura deve ficar com a consistência de uma pomada. Daí, aumente a velocidade para a média, adicione o extrato de baunilha e bata tudo por 4 minutos. Leve à geladeira por 24 horas.
------------------------------------
 

Aqui trouxe outra receita. É do canal da Danielle Noce e já incorporei o vídeo aí de baixo. Também tem uma postagem com ela escrita no site: http://www.icouldkillfordessert.com.br/receitas/macaron-de-chocolate-trufado-com-surpresa-de-cereja/, que é dela.

É de chocolate, trufado e com cereja (não tem como ficar ruim, sério mesmo xP)


Agora é só tomar coragem.
Bora pra cozinha!
Até!

Poderá gostar também de:

11 comentários

  1. Entendo como é. Tive 1 prova terça, 1 teste na quarta, 2 provas na quinta, 1 trabalho na sexta e ainda vou ter 2 provas na segunda e 1 prova + 1 simulado na terça. Meu pão de queijo!!! rsrsrs

    Voltando ao assunto:

    Hmm... Que delícia! MDS!! *-*
    Ideia legal, gostei :)

    ResponderExcluir
  2. GENTE SOCORRO EU VO MORRER DE INFARTO
    https://m.youtube.com/watch?v=__meMGHyS58
    CLICA O LINK AE ^^

    Post Legal :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIMMM é de enlouquecer kkkk
      A Nina (pessoa que tem a autoria deste blog) já fez um posto sobre isso 》
      http://miraculousladybugbr.blogspot.com.br/2017/08/cenas-da-2-temporada-spoilersss.html?m=1
      E eu recomendo que vc veja as teorias que o canal no youtube "Alfrely" criou e contou nesse vídeo 》
      https://youtu.be/T61Na9GkfFA
      São fantásticas, só tem um probleminha, você tem que se esforçar um pouquinho para entender porque eles falam espanhol kkkkkk as teorias deles são tão boas que daqui a pouco viro bilingue de tanto ver seus vídeos <3 <3

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Carambaaaaaaa
    Que delícia!!!
    Otimo post Nina!!!
    😛😛😛😛😛😛😛😛😛
    🐞💜🐱

    ResponderExcluir

Se tiver uma sugestão, pergunta, ideia para post, opinião, algo para dizer... Deixe um comentário! Sem palavrões, falta de educação e hate!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Xat!

Respeito acima de tudo! E a única Nina verdadeira (eu) é a que tem um bonequinho dourado junto com uma estrela, não confiem tanto em quem se diz postadora, pois pode ser qualquer um. Mas conversem à vontade (dentro dos limites) :3
Get your own Chat Box! Go Large!